27 de janeiro de 2011

Renovação da visão Teocêntrica para o Antropocentrismo

Como já foi dito anteriormente, o Renascimento caracterizou-se por um tempo de revolução, mudança de ideias, tendo tido início com o abandonamento da visão Teocêntrica (do grego Theos = Deus + centro), isto é, a mentalidade dos tempos históricos caracterizados pelos tempos medievais, nos quais tudo se explicava e tinha como origem Deus.
Ora, no início do século XV surgiu uma nova forma de pensar, o Antropocentrismo (do grego Anthropos = Homem + centro) em que o Homem é colocado no centro do Universo, enquanto um ser dotado de extrema inteligência e também símbolo da perfeição.

23 de janeiro de 2011

A Afirmação do Homem e a Descoberta De Um Mundo Novo

No início do século XV  o homem desenvolveu novas capacidades acerca do Mundo que o rodeava.
De facto, neste período, o homem abandonou a visão teocêntrica dando lugar ao antropocentrismo.
O homem aprendeu e aprofundou novas capacidades importantíssimas para os dias de hoje.
Surgiu assim, a mentalidade moderna daqueles tempos, que afastou o homem da cultura medieval e o reconduzia à cultura clássica dos tempos dos gregos e dos romanos, e, por isso, os historiadores chamaram a esta renovação de ideias de o Renascimento.

Iniciação ao blog

Olá,
Criámos este blog devido à proposta apresentada pela nossa professora da disciplina de História.
Espero que a quem consulte este blog o ache bastante interessante e aconselhe-o a amigos para descobrirem mais acerca de uma época da História importantíssima: O Renascimento.
Faremos o nosso melhor para criarmos um blog útil e com informação válida.
Espero que aprecie!!!!!